Seja bem-vinda(o) à Organique-se!

Blog

Saúde

Quais os benefícios de manter uma alimentação composta de produtos orgânicos?

1 de março de 2018 | Organique-se

Podemos dizer que a busca por uma vida mais saudável está em alta. Mas, optar por consumir alimentos orgânicos vai muito além disso. Os produtos orgânicos têm sido destaque em estudos e publicações nacionais e internacionais. Mas quais seriam as principais diferenças entre a produção orgânica e a tradicional? Quem explica é nossa nutricionista Martha Amodio. 

“Os alimentos orgânicos são obtidos de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, que produzem alimentos livres de contaminantes (agrotóxicos), que protegem a biodiversidade, que contribuem para a desconcentração das terras produtivas e para a criação de trabalho; e que, ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam sabores e formas de produção tradicionais”.

Existem também estudos que acreditam que os alimentos orgânicos possuem maior quantidade de micronutrientes, uma vez que não utilizam fertilizantes sintéticos, que acelerariam o metabolismo das plantas, resultando em mais água e menos vitaminas e minerais. 

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle (Inglaterra), fruta e vegetais orgânicos possuem níveis substancialmente mais elevados de antixoxidantes, quando comparados aos produzidos de maneira convencional.

Além do desequilíbrio ambiental, o consumo de alimentos com agrotóxicos está correlacionado a diversas disfunções e doenças, como alergias, infertilidade e câncer. 

Foto: reprodução 


COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Novidades

A gente sempre inventa uma. Quer saber? Deixe seu e-mail.